Um segundo tiroteio envolvendo agentes federais de imigração em dois dias deixa dois feridos em Portland.
Um segundo tiroteio envolvendo agentes federais de imigração em dois dias deixa dois feridos em Portland.
ICE DE NOVO OUTRO TIROTEIO
Pouco mais de 24 horas após a mulher ter sido baleada e morta em Minneapolis por um agente do ICE, outro tiroteio envolvendo agentes federais ocorreu, desta vez em Portland, Oregon, deixando duas pessoas feridas.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, afirmou que agentes da Patrulha da Fronteira, durante uma “parada de trânsito de rotina”, abriram fogo depois que um motorista supostamente tentou atropelá-los. McLaughlin descreveu os alvos dos agentes como imigrantes indocumentados e membros da gangue venezuelana Tren de Aragua, embora não os tenha identificado oficialmente nem apresentado provas.
Segundo um comunicado da polícia local, pouco depois das 14h, horário local, receberam o primeiro chamado de disparos em uma área da zona leste da cidade. Apenas seis minutos depois, receberam a informação de que um homem com ferimento de bala estava pedindo socorro a alguns quarteirões de distância do local dos disparos.
Ao chegarem ao local, encontraram também uma mulher com ferimento de bala.
Aplicaram um torniquete e chamaram o socorro médico, que as transportou para um hospital próximo. O estado de saúde delas, horas após o incidente, é desconhecido.
O prefeito de Portland condenou veementemente o ataque. "Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as proteções constitucionais são corroídas e o derramamento de sangue aumenta", disse o prefeito Keith Wilson em um comunicado. "
Portland não é um 'campo de treinamento' para agentes militarizados, e o uso de 'força total' ameaçado pelo governo tem consequências mortais. Como prefeito, peço ao ICE que cesse todas as operações em Portland até que uma investigação completa seja concluída."
O chefe de polícia de Portland, Bob Day, pediu calma enquanto os investigadores — incluindo agentes do FBI que também confirmaram o incidente — coletavam evidências. "
Ainda estamos nos estágios iniciais", disse Day em um comunicado.
"Entendemos a emoção, mas peço à comunidade que mantenha a calma enquanto trabalhamos para obter mais informações."
O senador democrata Jeff Merkley, do Oregon, também se juntou aos apelos por calma na resposta pública ao incidente em meio a uma atmosfera tensa. "Por favor, mantenham os protestos pacíficos. Trump quer incitar a tumultos. Não caiam na armadilha.
"O Conselho Municipal de Portland suspendeu abruptamente sua sessão pública às 14h40, após o tiroteio. De acordo com relatos da mídia local, os membros do conselho foram informados sobre a situação, que envolvia agentes federais de imigração
.O escritório do FBI em Portland publicou no X que estava “investigando um tiroteio envolvendo agentes que ocorreu por volta das 14h15, próximo ao quarteirão 10000 da Main Street, em Portland, envolvendo agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras, no qual duas pessoas ficaram feridas.
Esta é uma investigação ativa e em andamento, liderada pelo FBI.” O FBI aparentemente apagou a publicação pouco depois.