O ESTADO DE UTAH IRA PRESCREVER RECEITAS MÉDICAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O ESTADO DE UTAH IRA PRESCREVER RECEITAS MÉDICAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Pela primeira vez nos EUA, Utah está permitindo que a inteligência artificial — e não um médico — renove certas receitas médicas. Sem intervenção humana.O estado lançou um programa piloto com a startup de tecnologia da saúde Doctronic, que permite que um sistema de IA gerencie as renovações de rotina de prescrições para pacientes com doenças crônicas.
A iniciativa, que começou discretamente no mês passado, é um teste crucial para verificar se a IA pode assumir com segurança uma das tarefas mais sensíveis da área da saúde e até que ponto isso pode se expandir para além de um estado conservador favorável à IA.
Ao inserir algoritmos em uma das relações mais fundamentais da medicina, a iniciativa de Utah pode representar o primeiro passo para revolucionar a forma como os cuidados de saúde são prestados nos EUA.
Isso levanta novas questões sobre a segurança da automatização da renovação de receitas médicas, incluindo como ela deve ser regulamentada. Até o momento, a Food and Drug Administration (FDA) não se pronunciou sobre o programa da Doctronic. Se a agência determinar que tem autoridade para regulamentar esse uso de IA, isso poderá complicar ou retardar sua expansão.
Autoridades estaduais e apoiadores da indústria afirmam que depender mais da inteligência artificial reduz custos, diminui as falhas na administração de medicamentos e melhora o acesso aos cuidados de saúde — além de gerar dados que podem moldar as políticas de IA para além de Utah.