Os atuais protestos no Irã começaram no final de dezembro de 2025.
Eles não foram organizados por um único líder, mas surgiram de forma ampla e espontânea em várias cidades do país: o primeiro foco foi no Grande Bazar de Teerã, onde lojistas e comerciantes protestaram contra a grave crise econômica, inflação altíssima e desvalorização da moeda iraniana.
Esses protestos econômicos rapidamente se espalharam e passaram a incluir estudantes, jovens e outros setores da população, expressando descontentamento com o regime político atual.
Crise econômica profunda com inflação elevada e desvalorização do rial.
Crescente insatisfação com o governo e a corrupção.
Descontentamento com o regime teocrático e falta de liberdades políticas.
que começou em setembro de 2022 após a morte de Mahsa Amini enquanto estava sob custódia da polícia da moralidade iraniana.
Esse movimento já havia desencadeado protestos amplos por direitos civis e contra leis repressivas, especialmente contra a obrigatoriedade do hijab.
Resumo
✔️ Os protestos de 2025-26 começaram espontaneamente no final de dezembro de 2025, principalmente por causas econômicas (inflação, crise e insatisfação). ✔️ Eles rapidamente se transformaram em uma mobilização mais ampla contra o regime iraniano e por mudanças políticas. ✔️ Não houve um único líder ou grupo que “começou” os protestos de forma organizada —
foi um movimento social diverso e descentralizado.
Quem são os principais grupos e figuras que têm influenciado ou apoiado os protestos (como a participação de Reza Pahlavi e de movimentos civis) A BASE E DE UM LEVANTE COMO PRIMAVERA ARABE E QUEM ESTA POR DETRAS!